terça-feira, 26 de junho de 2012

CÂNCER DE MAMA - NOVIDADESPUBLICADA

Olá Queridas,
Hoje li uma matéria que é do interesse das pacientes de câncer, particularmente de mama.(http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/variedades/vida-e-saude/noticia/2012/06/uso-de-celulas-tronco-adultas-na-reconstrucao-mamaria-da-resultado-mais-natural-3801328.html)  
Segue integra da matéria:
As mamas são símbolos de feminilidade, sexualidade e maternidade. Por isso, as alterações físicas que ocorrem quando as mulheres são acometidas por doenças malignas causam um grande impacto emocional, especialmente quando existe a necessidade da retirada total ou parcial do órgão, como no caso de câncer de mama.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), este tipo de doença é o segundo mais frequente no mundo e já corresponde a 22% dos casos novos a cada ano. Em 2012, estima-se que 52.680 mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama apenas no Brasil.

Para devolver a autoestima da mulher e, assim, contribuir com o engajamento dela no tratamento do câncer, a reconstrução da mama é indicada para ser realizada logo após a retirada do tumor.
— As principais técnicas utilizadas são a reconstrução mamária com outros tecidos da própria paciente, como musculatura abdominal, músculo grande dorsal, enxertos de gordura e células-tronco; próteses expansoras, seguidas de inclusão de próteses definitivas de silicone; e técnicas mistas (próteses de mama e enxertos de gordura e células-tronco) — revela o cirurgião plástico, Dr. Romeu Fadul Jr., coordenador e responsável pelos cursos de Cirurgia Plástica Estética da Face do Instituto de Ensino e Pesquisa e integrante do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês.
Benefícios das células-tronco adultas
Segundo o especialista, o uso de gordura autógena (da própria paciente) para o preenchimento e reconstrução da mama não é algo novo. A grande novidade é que a ciência e as técnicas evoluíram muito para melhorar a qualidade da gordura a ser enxertada e o Brasil já se tornou um dos líderes nesta tecnologia e na utilização de gordura no preenchimento.
— O país também foi um dos pioneiros nos estudos das células-tronco adultas. Hoje, sabemos que de 0,7% a 1% de quase todos os tecidos humanos são células-tronco e já temos laboratórios que fazem a separação após qualquer tipo de cirurgia. Ao realizarmos uma lipoaspiração de 1 litro, por exemplo, cerca de 10 ml serão de células-tronco adultas — explica.
O cirurgião plástico conta também que as células-tronco adultas têm subdivisões e especificidades por determinados tecidos, com múltiplas finalidades, muitas delas ainda em pesquisa. Dentre as utilizações já em uso relacionadas à reconstrução de mama, destacam-se alguns benefícios, como a melhora da qualidade da pele e derme no pós-cirúrgico e sugestiva diminuição da reincidência do câncer.
A cirurgia
A reconstrução da mama com enxertos de gordura e células-tronco é realizada em mais de um procedimento cirúrgico.
— Na primeira cirurgia, fazemos a retirada da gordura, enxertamos parte dela na mama e enviamos a outra parte para o laboratório realizar a separação das células-tronco. Na segunda e terceira, as áreas que continham as glândulas mamárias - que foram removidas - são preenchidas até que se obtenha o resultado pretendido — explica Dr. Romeu Fadul Jr.
O procedimento deve ser realizado dentro de um centro cirúrgico hospitalar, acompanhado por uma equipe especializada e com a presença de um profissional do laboratório que fará a separação do material genético. O tempo de internação é curto e gira em torno de 24 horas.
Resultados
De acordo com o cirurgião plástico, muitas das pacientes que realizam a reconstrução de mama com enxerto de gordura e células-tronco não precisam de próteses.
— Os benefícios da reconstrução utilizando apenas tecidos da própria paciente são o baixo índice de rejeição e a naturalidade do resultado. As próteses devolvem o volume da glândula mamária, mas não reconstroem o tecido gorduroso ao redor da mama, deixando a região com aspecto de ‘bola sob a pele’. Com o enxerto de gordura, é possível reconstruir não só o volume da glândula mamária, mas toda a área ao redor dela, devolvendo o aspecto similar ao original — esclarece.

Um comentário:

  1. Olá amigo João! Muito boa sua postagem.
    Eu que o diga rs passar por esse trauma não é coisa fácil. O que acalmou meu coração foi perceber que apesar de tudo, Deus me concedeu o dom da vida a partir daí e tudo foi possível.
    Beijos da Sol

    ResponderExcluir