quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PRA PENSAR...

Olá meu povo...
Andei meio desaparecido nos últimos dias aqui do blog, porém com agenda bastante ocupada.
Mais primeiro quero dizer que, Graças à Deus, tenho levado uma vida em relativa calma. O que tem incomodado um pouco é uma espécie de fraqueza e tonturas que me batem de repente. Aí sou obrigado a parar, sentar um pouco, tomar um copo de água... em seguida vou me recuperando.  Não é muito freqüente, mais quando bate... aff, fico ruim pra caramba. Faz parte!!!...
Quero hoje aproveita para contar uma coisa que aconteceu comigo...
Numa ida ao Cepon, conheci dois irmãos idosos (Sergio e Claudio), que moram num outro bairro aqui na minha cidade. São solteirões, e moram numa casinha de aluguel. Cada um deles recebe uma aposentadoria de R$ 450,00, e pagam R$ 450,00, de aluguel (ou seja,  vivem com R$ 450,00!) Não é difícil imaginar as dificuldades que passam para sobreviverem com um salário mínimo. Agora acrescentem a isso o fato que um deles sofre de um câncer no rosto (acho que tem uma ferida terrível embaixo do curativo que ele sempre usa), que tomou metade da face esquerda, e agora calcule você o que eles estão passando... Ele, o Claudio, atualmente recebe tratamentos paliativos. Eles até que recebem uma cesta básica da prefeitura, via assistência social. Porém, UMA CESTA BÁSICA A CADA 3 MESES!!!...Dá de acreditar???!!!
Gente, juro pra vocês, tem coisas que eu nem queria me envolver, mais simplesmente não consigo ficar indiferente!
Fui atrás de uma vereadora que conheço para pedir a ele que apresente um projeto de lei, para que pacientes de neoplasias graves, que tenha renda máxima de um salário mínimo recebam uma cesta básica MENSAL. A vereadora ficou sensibilizada com o caso, e irá apresentar esse projeto. Espero que apresente e que seja aprovado. Vou cobrar! Aliás ela na hora me conseguiu R$ 50,00, fui até um supermercado de um amigo, e ele acabou me vendendo uma cesta mais recheadinha, que custava um pouco mais pelo valor da de menor preço. Graças à Deus!
Quanto ao medicamento Sorofenib 200mg, ainda bem que a data de vencimento dele é 2013, pois infelizmente ainda não consegui achar o paciente que precisa desse tipo especifico do remédio. Na verdade uma senhora que havia ficado de pegá-los acabou descobrindo que o remédio que ela precisa é outro. Se alguém ler essa postagem e souber de algum paciente que tenha hepatocarcinoma e precisa desse remédio, por favor, entre em contato comigo.
Uma hora dessas aparece o “dono”...
Deus proverá!
Pra finalizar fiz uma pequena pesquisa, e quero compartilhar com vocês:
Segundo o site http://books.google.com.br/books , no ano de 2000, foram gastos em pesquisas médicas U$ 72 bilhões de dólares. Desses U$ 39 bilhões foram gastos por instituições privadas. “(...) mais de 90% desses gastos, estão nas mãos de um pequeno numero de países que priorizam suas próprias necessidades sanitárias(...)”
POR OUTRO LADO...
A soma do dinheiro gasto por ano, no setor militar no mundo atualmente fica na faixa de U$ 1.464 TRILHÕES DE DÓLARES!!!!
Meus queridos... imaginem vocês se essa fortuna toda fosse aplicada na saúde, na alimentação e na educação... O que acham???
Fico me perguntando: -Solidariedade onde andas?!!!
Forte abraço à todos.
Vamu que vamu!!!


6 comentários:

  1. Que situação triste não é? Ficamos com o coração partido em ver tantos irmãos sofrendo e o dinheiro público indo parar nas mãos dos políticos corruptos. Admiro sua bondade e garra em lutar pelos menos favorecidos, pode ter certeza que Deus o cobrirá de muitas bençãos! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Amigo eu acredito que solidariedade está entre os próprios necessitados e não só os necessitados do financeiro, mas de amor, de palavras, de motivação, de fé...assim como entre nós. Enquanto ainda houver muita coisa ainda valerá a pena.
    Deus o abençoe
    Beijos da Sol

    ResponderExcluir
  3. João.
    Hoje foi meu dia de peregrinação médica.
    Sempre agradeço imensamente ao Pai maior.
    Independente de qualquer coisa.
    Seja essa COISA a indiferença e diferença entre todos os setores.
    Gente grosseira maltratando pessoas que a vida por si só já esta sendo cruel.
    Médicos arrogantes mergulhados em uma arrogancia cruel.
    Pacientes solitários sem o apoio de um único familiar ou amigo.
    Diferenças, quantas diferenças.
    Dores muito maiores do que as nossas, dor da dor, dor da fome, dor da omissão, dor do roubo, dor da falta, do dinheiro, do acesso.
    E chego a uma conclusão, a mim me cabe orar.
    Orar muito, porque a gente não consegue ver uma mudança, para tamanho desvelo, indiferença.
    Bichos e homens, homens e bichos.
    Quem são os homens, quem são os bichos.
    Que Deus te abençoe, pelos irmãos que tu ajudaste.
    Um grande e afetuoso abraço.
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi João,

    A solidariedade está aí...em pessoas abençoadas como você!

    Seria um sonho realmente se todos estes aspectos fossem tratados pelos nossos governantes com seriedade, mas enquanto isso não acontecesse, resta à nós mesmo...

    Que Deus esteja sempre com você!

    Ah! amei o versículo lá em cima...rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi João querido!!!
    É engraçado como também tenho essa sensação... sou formada como assistente social e não consegui ir trabalhar na área porque não tem vaga... o que seria tão importante para o nosso país não tem valor...
    Pensando nas mudanças para um futuro melhor... acredito que TODA diferença estaria na educação e como sou professora afirmo que está em péssimas condições...
    A desigualdade social é gritante... um jogador de futebol ganha milhões... uma mulher bonita saiu na revista sem roupa ganha milhões e os trabalhadores??? E os aposentados??? Vivem de miseros salários...
    Pena que o povo brasileiro é em sua maioria "acomodado"... por que não fazemos igual a tantos países que vão para as ruas lutar pelos seus direitos???
    Para os que detém do poder está tudo maravilhoso e a intenção é de que continue tudo como está... para que formar cidadãos críticos e pensantes para tirá-los de lá... não... então ficamos assim investimento ZERO!!!!
    Que Deus olhe por todos nós...
    Beijos no coração

    ResponderExcluir
  6. Me faço a mesma pergunta que vc amigo.Sem respostas que valham a pena...
    Um beijo

    ResponderExcluir