quinta-feira, 12 de abril de 2012

VOLTEI COM A REPORTAGEM AO CEPON...QUE TRISTEZA!



Queridos(as),
Dando seqüência a luta que travo pela conclusão do hospital do cepon Itacorubi, voltei lá com a repórter Laine Valgas e a sua equipe da RBS TV. Foi ao ar na última terça feira, e está causando um alvoroço. (veja o vídeo aqui : http://www.youtube.com/watch?v=pEodlmDDUso&feature=g-upl&context=G2c62a62AUAAAAAAAAAA ) Como vocês podem ver infelizmente, nada do que foi prometido foi cumprido. A única alteração que ocorreu por lá foi a exoneração do dr. Rafael VasconCcelos da direção.  Penso que foi uma medida errada. Ele era bem intencionado.
 A lamentar também o fato de que, segundo informações,  o secretário da saúde havia prometido que estaria presente nos estúdios do Jornal do almoço para dar explicações e na hora não apareceu nem ele, nem ninguém da SES. O que causou perplexidade e até uma certa irritação dos apresentadores do Jornal do Almoço, diante da indiferença oficial, conforme fica evidente no vídeo.
A única manifestação foi a nota oficial abaixo: (volto à seguir)
A SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE(SES), INFORMA QUE O CENTRO DE PESQUISAS ONCOLÓGICAS (CEPON), REFERÊNCIA ESTADUAL NA PREVENÇÃO E NO TRATAMENTO DO CÂNCER, NÃO ESTÁ DEIXANDO DE ATENDER SEUS PACIENTES EM FUNÇÃO DA ALA QUE ABRIGA NOVOS SETORES DE INTERNAÇÃO E EMERGENCIA NÃO ESTAR ATIVADA. A SES ESTÁ AGUARDANDO A NOVA PLANILHA DE CUSTOS DA DIREÇÃO DO CEPON, O QUE DEVE OCORRER NOS PRÓXIMOS DIAS. ESSE PROCESSO TEVE UM ATRASO EM FUNÇÃO DA ATUAL GESTÃO E INÍCIO DE UMA NOVA. PARA ACELERAR ESSA NEGOCIAÇÃO, O SECRETÁRIO DA SAÚDE DALMO CLARO DE OLIVEIRA, ESTEVE REUNIDO NO ÚLTIMO DIA DOIS, COM A NOVA DIRETORIA DO CEPON E OS REPRESENTANTES DO CONSELHO CURADOR DA FAHECE. DEPOIS DA ALA CONCLUIDA, A PREVISÃO DE INVESTIMENTOS DA SES SERÁ DE APROXIMADAMENTE R$ 4 MILHÕES/MÊS.
Essa nota, suscita alguns questionamentos:
1° - Digam a dona Luiza, ( aqui http://www.youtube.com/watch?v=oaVMWdftpsI&feature=g-hist&context=G2324976AHT2iOZQAAAA )que o cepon não está deixando de atender ninguém. Ela que espera desde outubro por uma cirurgia, e que está em casa tratando um câncer com paracetamol;
2° - Que direção rá passar a nova planilha de custos? O cepon está sem diretoria segundo nos informaram o pessoal que nos acompanhava.
3° - Tem mais de 3 meses que o governo estadual não repassa sequer um tostão a Fahece, que admistra o cepon, também segundo informações colhidas de gente da administração.
4° - A nota é fechada, com, adivinhe você...mais uma promessa!
Portanto quando digo que estão brincando com os pacientes de câncer de Santa Catarina, é porque, já naquela data, na primeira ida, o cepon estava, com os repasses de recursos atrasadas.  E para não esquecer, o então governador Pavan, em meados de 2010, promoveu um evento de “inauguração” da ala de internações do Cepon!
Para finalizar, uma enfermeira, deixou um comentário na postagem “Acho que agora vai...”, que me deixou profundamente triste. Nesse comentário, ela deu a entender que eu estava criticando o pessoal que trabalha no cepon, mais especificamente, no hospital do centro de Fpolis, que é pequenino e só faz tratamento paliativos. 
Querida enfermeira Rita, já pedi desculpas à você lá e volto a pedir aqui. Não me entenda mal. Todos são testemunhas do quanto sou grato e divulgo o carinho, a dedicação, o empenho, a bondade, a generosidade de todos os funcionários que nos atendem. O que busco, é que aquela estrutura, lá está pronta opere com 100% de sua capacidade. Que o setor de internações, UTI e centro cirúrgico, não fique lá como um enorme “elefante branco”, se deteriorando, como as imagens mostram o forro caindo, antes de internar sequer um único paciente.
Forte abraço à todos
E...
Vamu que vamu...

8 comentários:

  1. Nossa amigo, fico revoltada,indignada quando vejo esse descaso, e diga-se de passagem, não é apenas em Santa Catrina que brincam não, aqui também é assim, os políticos que são infiltrados lá superfaturam em suas caixas dois, macumunados com os bam bam bans desses órgãos públicos trocam favores corruptos e quando vem à tona o escândalo, se omitem, jogam a culpa em outros e até demitem. Onde faço meu tratamento houve um rombo na venda de remédios que eram prá ser distribuídos com pacientes de CA do SUS, encolheram os funcionários e aumentaram suas cargas horárias... E tudo fica do mesmo jeito..Afff, quando será que teremos seriedade em nosso país e punidade para essa corja heim! Mas vamo que vamo...desistir:NUNCA!!
    Parabéns amigo, você é gente que faz a diferença!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. João quando digo sem comentários, é de indignação, por esses pretensos políticos, que se acham no direito de usurpar de um bem alheio, e queira Deus não venha ser deles também.
    A vida prega muitas peças, e esse povo deveria acordar enquanto é tempo.
    Câncer é eclético, não respeita políticos, pobres ou ricos, bons ou maus.
    Então, se eu posso hoje, devo pensar grande o amanhã a gente nunca sabe.
    A sementeira é livre mas a colheita é obrigatória.
    Um dia eles aprendem, espero que pelo amor e não pela dor.
    Por enquando só fico feliz com a sua atitude de luta.
    Parabéns amigo por sua dignidade e luta.
    Bjs.
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. João fico triste por causa de sua tristeza. Que pena que a enfermeira não compreendeu os motivos reais de sua luta.

    Vou divulgar este texto seu lá em alguns grupos no Facebook que faço parte. Quem sabe o pessoal ajuda a divulgar a tua luta.

    Fica bem meu querido. Pense na sua saúde também.

    Beijos!

    Iza

    ResponderExcluir
  4. É difícil acreditar amigo Jvianei, mas nada é impossível.
    Beijos neste coração Valente, viu?
    Sol

    ResponderExcluir
  5. Olá querido,fico triste por toda essa situação,mas por outro lado penso e tenho certeza que Deus está no controle de tudo,por isso amado fique firme!
    Abraços e tenha uma semana de muita paz!
    Aninha *-*

    ResponderExcluir
  6. Você é valente mesmo!
    Às vezes não somos bem interpretados, que pena.
    Obrigada pela força amigo de luta!

    ResponderExcluir
  7. João tudo bem?
    Passei aqui para saber de vocÊ e deixar um abraço.
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Meu amigo perdoe a intromissão.
    Oro por ti, relembrando a Mensagem de nome CALMA.
    Que diz assim.
    Seja qual for a dificuldade, conserve a calma, trabalhando, porque, em todo problema, a serenidade é o teto da alma, pedindo o serviço por solução.
    Que Nossa Senhora com seu Manto Sagrado te Proteja essa Noite.
    Um Abraço
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderExcluir