sábado, 7 de abril de 2012

PROJETO DE LEI OBRIGA INICIO TRATAMENTO IMEDIATO APÓS DIAGNOSTICO DE CÂNCER

Olá meus queridos(as),
Por um bom motivo estou fazendo essa postagem, quase na seqüência da anterior. Peço pelo amor  de Deus que LEIAM TODO O TEXTO, divulguem entre seus contatos, copie e poste no seu blog, essa informação é extremamente relevante. Esse projeto de lei precisa ser aprovado, para nosso bem e para o bem dos pacientes que à partir dela virem a ser diagnosticados.Pra isso vale tudo, use a tv, rádio, jornal, revista, sinais de fumaça, tambores, pombos correiros...use qualquer coisa. Não é nós que dizemos que faríamos qualquer coisa para sermos curados????
Quero deixar claro que não conheço nenhuma das duas deputadas, e para ser franco, nem sabia que uma delas é catarinense, o que evidentemente que me deixou orgulhoso e constragido por não saber disso.
Por outro lado, bons projetos precisam ser divulgados. 
De minha parte já entrei em contato com a assessoria da deputada Carmen, e obtive resposta, assim vou na próxima semana entrar novamente em contato com o assessor para perguntar a ele o que NÓS PODEMOS FAZER PARA AJUDAR COM QUE ESSA LEI SEJA APROVADA.
(leia volto depois).Emenda substitutiva das deputadas Carmen Zanotto (PPS-SC) e Flávia Morais (PDT-GO) prevê definição de prazo para início de procedimentos cirúrgicos, quimioterapia, radioterapia e dos tratamentos medicamentosos. (http://carmenzanotto.blogspot.com.br/2012/04/cancer-projeto-define-prazo-para-inicio.html
Brasília-DF - “Um dos fatores determinantes para o sucesso de um tratamento contra o câncer é o intervalo entre o diagnóstico e o início do tratamento”. Assim, a deputada Carmen Zanotto defendeu a inclusão no regime de urgência, da emenda substitutiva global ao projeto de lei do senador Osmar Dias, que estabelece o prazo de até 30 dias para o início dos tratamentos de câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Carmen citou o exemplo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva para ilustrar a importância de se iniciar um tratamento tão logo seja diagnosticada a doença. Para a deputada catarinense, uma das grandes falhas do SUS está justamente na intempestividade com que se dão os tratamentos oncológicos hoje em dia. Segundos o Tribunal de Contas da União (TCU), as análises quantitativas realizadas com dados do SUS e dos Registros Hospitalares de Câncer (RHC), organizados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e pela Fundação Oncocentro de São Paulo, revelam que o tempo médio de espera entre a data do diagnóstico e o ínicio do tratamentos de quimioterapia e radioterapia é de 76,3 e 113,4 dias, respectivamente.
Urgência
Hoje, independentemente da posição político-partidária, todos comemoramos a recuperação do ex-presidente Lula. Recuperação que teve um ponto fundamental: o pequeno intervalo entre o diagnóstico e o início do tratamento”, disse.
No entanto, ressaltou Carmen Zanotto, muitas famílias brasileiras são privadas de comemorar a cura de seus entes queridos por causa da demora no início do tratamento. De acordo com a parlamentar, a proposta deve tramitar em regime de urgência, para isso será levada ao colégio de líderes já na próxima semana.

Um tratamento adequado, em tempo hábil, representa não só a garantia de qualidade e dignidade, como também proporciona uma redução de custos em todos os sentidos. Acredito que esta Casa aprovará este projeto”,  disse Carmen.
(voltei) Queridos leitores, imploro que mandem e-mails para essa deputada, mostrem a ela seu apoio, incentivem-na a continuar e a intensificar o contato com os colegas dela no congresso nacional para que seja aprovada essa lei. ( endereços:   
Gabinete na Câmara dos Deputados
Anexo IV – Gabinete-503
CEP: 70.160-900
Brasília - DF
Fone: (61) 3215-1503
E-mail: dep.carmenzanotto@camara.gov.br

Gabinete Regional em Santa Catarina
Rua Zeca Neves, nº. 191 – 2º Andar
Centro – CEP: 88.502-225
Lages – SC
Fone: (49) 3223-6018 / 3222-8016
E-mail: depcarmenzanotto@gmail.com

Assessoria de Imprensa
(61) 3215-5503 ou (61) 8257-2089
renatonunes72@gmail.com (preferencialmente através desse, foi esse assessor que me respondeu)

Só para não esquecerem,  esse tal de PRONON (programa nacional de apoio oncológico ( está aqui http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2012/Mpv/563.htm), no meu entendimento à princípio nasce com 2 problemas (posso depois de me informar melhor  mudar de opinião), o primeiro é que vem logo após a decisão de cortar R$ 5,5 bilhões do orçamento de 2012 (pergunto entre um e outro, qual seria melhor?), e em segundo lugar, me parece que tem prazo definido, pessoas físicas de 2013 a 2016, empresas 2012 a 2016, ou algo assim e aparentemente com muitas restrições e limites. De toda forma precisamos ficar atentos.
Sei que minha postagem hoje foi um tanto longa, mais não tinha como ser diferente. Desejo um forte abraço à todos, e novamente FELIZ PASCOA
JVIANEI
...E VAMU QUE VAMU!!!!

3 comentários:

  1. Nossa, que orgulho de ter um amigo assim! Você é o cara João, sempre se preocupando e informando à todos. Obrigada pela parte que me toca e com certeza à todas também:
    abração

    ResponderExcluir
  2. É por conta de pessoas assim como você que os direitos são garantidos a todos. Tenho acompanhado vc no facebook, e admiro muito sua garra e preocupação com o próximo. Isso é ser cristão. Que Jesus o abençoe muito! Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá, João. Passo aqui para avisar que o projeto de lei com o substitutivo que determina prazo máximo deverá ser votado pela Câmara na próxima terça-feira. Houve uma audiência com o ministro da Saúde em que este prazo, para facilitar a implementação da lei, foi prorrogado para até 60 dias. Vamos torcer e mobilizar as pessoas por esta aprovação.

    Abraço

    Renato Nunes

    ResponderExcluir