sábado, 17 de setembro de 2011

NAVEGANDO EM MARES TRANQUILOS

Olá meus queridos,
Consegui hoje passar aqui pelo meu humilde blogezinho para dar notícias. Devo dizer que essa falta de tempo não está de forma alguma relacionada à assuntos estressantes, pois como paciente  remissivo, vivo dando broncas em pessoas que, mesmo passando por momentos de incertezas com relação ao futuro, ao melhorarem um pouquinho já tentam retomar todas as atividades, ocupar todos os espaços, enfim, tentam levar a vida do mesmo jeito que levavam antes de se depararem  com um câncer. Esquecendo-se que essa forma de viver pode ter sido a grande responsável pelo adoecimento. 
Resumindo, não aprenderam nada!
O chapéu serviu? Fico com pena, mais então realmente você precisa ser chamado à atenção!
Voltando ao assunto, tenho tido nos últimos tempos me envolvido com atividades em que, às que não me dão prazer, me fazem sentir útil.
Alguns de vocês, leitores mais antigos, sabem que tento criar uma associação de pacientes de câncer (não uso a palavra ONG, pois ela ultimamente é quase sinônimo de falcatruas), aqui em minha regão. Não tem sido fácil, pois envolve convencimento e envolvimento de pacientes, parentes e amigos desses. Afora isso, são necessários recursos financeiros que definitivamente não tenho. Então tenho feito um trabalho que deveria ser feito dentro do âmbito de uma associação, mais já que ela não existe, faço o que está no alcance de minhas mãos. 
Tenho visitado pacientes antigos e recém diagnosticados e levado uma palavra de encorajamento e explicado à eles as informações que estão ao meu alcance. 
Gente,  é até engraçado que uma das coisas que mais tenho de falar para os recém diagnosticados é sobre a quimioterapia! Alguns parecem que têm mais medo da quimioterapia do que da própria morte! 
Aí explico como é feito, que não é um fim de mundo, que acho interessante que a pessoa não se condicione negativamente, etc, etc. 
Também tenho procurado fazer a ponte entre doadores de sobras de medicamentos de alto custo com pacientes necessitados. Agora mesmo ando às voltas para dar destino à doação de um remédio chamado Nexavar, que é usado para pacientes com hepatocarcinoma. Na próxima semana possivelmente isso será solucionado. Afora isso, também estou me preparando para falar sobre o câncer com colegas na empresa onde trabalho dentro da programação da SIPAT/2011. Evidentemente que não vou falar sobre o câncer de uma forma técnica, mais sim da convivência com o câncer, e da importância da prevenção para não passarem pelo “perrengue” que tenho passado.
Devo dizer que isso tem me preocupado um pouco já que na empresa são mais de 600 funcionários, mais sei que vai dar certo. 
Ah!!! E além disso no próximo sabado, haverá um bingo na casa de repouso Lar Osvaldo Alípio dos Santos, uma instiuição que presta um trabalho de acolhida à idosos carentes que é muito importante na minha cidade, e do qual sou presidente do Conselho Fiscal, com muito orgulho. 
E espero que o bingo seja um sucesso pois as despesas são enormes.

Então é isso meus queridos, graças ao bom Deus, só notícias boas.
Forte abraço à todos.
Vamu que vamu!

7 comentários:

  1. Oi João, parabéns pela iniciativa, é muito bom levar palavras, esclarecimentos, depoimentos para as pessoas que veem o câncer como sentença de morte. Estamos aí para provar o contrário não é?
    Beijos da Sol...Te admiro amigão!Vai nessa!

    ResponderExcluir
  2. Que belo trabalho vc está fazendo. Que Deus continue a te abençoar. Seu blog tá muito bonito viu? Fica com Deus e ótima semana! Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Vou te contar uma historinha.
    Há muitos anos atrás, um digníssima senhora, que hoje mora com o Senhor, me disse que eu iria conseguir realizar meu sonho.
    (Morar no Litoral).
    Mas que eu viria em missão de trabalho, pensei ótimo trabalhar com o mar em frente a minha casa seria tudo de bom.
    Consegui realizar meu sonho, construi a minha casa do jeito que eu sonhei e vivi uma vidinha de férias abeira mar por três anos, até o câncer chegar.
    Após ele, minha agora missão e conscientizar pessoas da importância de se cuidarem preventivamente.
    E sabe onde atuo mais, encorajando pessoas exatamente com a quimioterapia.
    Já ouvi de meninas totalmente apavoradas a pergunta?
    É verdade que cai mesmo os cabelos.
    Ai o trabalho é intenso, de enxugar lágrimas, de fazer rir, acreditar, se alimentar corretamente, etc, etc, etc.
    Pois é, minha amiga tinha razão, eu moro e trabalho no litoral, com muito orgulho desse trabalho.
    Portanto amigo, apesar dos obstáculos no caso o maior é o financeiro, você terá toda a ajuda possível, é só deixar o coração falar por você.
    Um grande beijo.
    Me orgulho muito de você.
    Bjs.
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá João,

    Estes seus posts sempre me servem de "puxão de orelha"...rs. É impressionante como ficamos na ânsia por viver cada minuto intensamente quando estamos nos sentindo bem né?

    Do mais, fico feliz em ler suas ações de grande ajuda para todos aí na sua região. Parabéns pela iniciativa!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Nossa ótimas iniciativas viu?!Parabéns!
    Torcendo por ti sempre.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi meu querido. Parabens pela iniciativa, a palavra em I Co 13 fala sobre o amor. Ter amor ao proximo e dar e o ensinamento que jesus deu para todos nois. Que Deus te unja com oleo de sabedoria para que voce realize a sua missao com muito sucesso. So nao gostei da palavra remissao: Confie no Senhor, e determine, voce foi curado! a sua fe te salvou!
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Oi João...
    Hummmmm!!!! Depois vem dizer que só eu estou ficando famosa???
    Ta importante hiem meu amigo...
    ADOROOOOOOOOOOOOOOO!!!! Quero te parabenizar pelas atitudes maravilhosas que vem tendo... se cada um de nós conseguirmos levar a conscientização sobre prevenção... força e exmeplo de superação para quem se deparar com o câncer... tenho certeza que os mundo viverá melhor...
    Torço muuuuuuuuuuuuuuuuuito para que o seu projeto seja um SUCESSO e tenho fé que será...
    Sou orgulhosa por te ter como amigo...
    Fique com Deus!!!
    Beijos no coração...
    E não podia esuqcer de dizer: "Vamu que vamu"... rsssss

    ResponderExcluir