segunda-feira, 30 de julho de 2012

DISCURSO QUE PRONUNCIEI NA INAUGURAÇÃO DO CEPON

Olá queridas e queridos...
Como não atender o pedido de minha querida Wilma do http://cancerdemamamulherdepeito.blogspot.com.br/, para que publicasse o discurso que redigi, por inspiração do Espírito Santo,  e pronuncie para o governador catarinense e todo o alto escalão da administração pública de Santa Catarina, convidados, autoridadades, amigos, pacientes e claro, os nossos anjos que trabalham no Cepon Itacorubi. Aliás, recebei entusiasmados elogios por todos, por esse discurso, o que me deixou, lisojeado é claro! 
À todos que de alguma forma ajudaram com palvras, gestos e orações...muito, muito obrigado.
Segue o discurso na íntegra:

DISCURSO INAUGURAÇÃO CEPON

Excelentíssimo  Sr. governador Raimundo Colombo, excelentíssimo Sr. secretário de Estado Da Saúde, Dalmo de Oliveira. Excelentíssimos senhores Deputados e deputadas,  Excelentíssima diretora do cepon, Dra. Maria Tereza, excelentíssimos senhores médicos , de modo especial minha querida Dra. Mary Anne, minha médica, diretores da Fahece, demais autoridades civis e militares, amigos da imprensa, que deram repercussão aos lamentos desse paciente. Queridos funcionários do Cepon, enfermeiras, atendentes, enfim, todo corpo operacional, clínico e administrativo.  Meus queridos companheiros de luta pela vida, os pacientes oncológicos que aqui se fazem presentes. Meus familiares e amigos. Senhoras e senhores, bom dia!
Para iniciar, governador, é importante lembrarmos que esse chão onde pisamos, é sagrado. Pois aqui, é um campo de batalhas. Um campo de batalhas onde são travadas lutas baseadas na esperança e na fé. Aqui nós pacientes nos encontramos, diariamente com um inimigo, disposto a tudo para nos derrotar. E ele é tão perverso, que a primeira coisa que nos tira é a sensação de tempo. Pois para nós pacientes de câncer, o tempo não é um aliado. Pelo contrário. Cada dia perdido para iniciarmos nossa luta, fortalece nosso inimigo. Quantas vitórias heróicas aqui já foram conquistadas, e por que não dizer, quantas derrotas...Mas derrotas em que os perdedores, perderam a luta com dignidade. O que de certa forma também os transformou em vitoriosos.
Governador, para nos situarmos de maneira coerente em relação a importância do seu gesto para conosco, é necessário nos situarmos no tempo.
Com o governador Raimundo Colombo

Com o sec. adjunto saúde Acélio Casagrande

com o ex-diretor do cepon Dr. Rafael Vasconcelos.
No passado recente aqui, no Cepon/Itacorubi, mesmo diante de todo empenho e dedicação por parte do corpo clínico e funcionários desse centro oncológico, aconteciam coisas que maltratavam nossos olhos e principalmente nossa alma. Já vi aqui, governador, pacientes passarem mal enquanto aguardavam para serem atendidos, e terem de ser encaminhados para  emergência de um dos hospitais aqui da região. Pois aqui, mesmo com essa maravilhosa estrutura nada mais era que ambulatórios de luxo. Portanto não havia como fazer o atendimento emergencial.
 Com grande tristeza, víamos ao fim do dia, as portas e portões serem fechados com cadeados, pois nas noites e finais de semana, só os vigilantes podiam sentir a solidão dos corredores vazios, e os leitos dos quartos em seu protesto silencioso aguardando a chegada dos pacientes que nunca vinham.  Aqui também, nesse solo sagrado, já ocorreram episódios lamentáveis. Como por exemplo, posso citar uma “cerimônia de inauguração”, que não passou de blefe eleitoral. Um ato indigno de um, então governador do nosso estado.  Mais isso é passado...
No presente Senhor Governador, não podemos estar mais felizes com esse gesto simbólico que acontece aqui nesse momento. Hoje se inicia uma nova era no combate ao câncer em nosso Estado. Parece mentira que a partir de hoje, teremos a nossa disposição 36 novos leitos para internações, um centro cirúrgico de média complexidade, que segundo a Dra. Maria Tereza, resolverá em torno de 70% da atual demanda por procedimentos cirúrgicos oncológicos. É um avanço quase imensurável, pois até para implantar cateteres, ou extirpar pequenos nódulos, dependíamos da disponibilidade em outros hospitais, onde tínhamos que disputar uma vaga com pacientes que lá chegam a toda hora, necessitando de cirurgias de emergências,  e por esse motivo os procedimentos agendados eram adiados, em alguns casos até mais de uma vez... E principalmente, sabermos que a partir de hoje, as portas dessa grande unidade de saúde não serão mais fechadas no final do dia. Pois a também à partir de agora,  temos a nossa disposição um pronto atendimento, especializado no atendimento oncológico. Ou seja, à partir de hoje, emergências oncológicas serão tratadas por médicos oncologistas, o que certamente irá, além beneficiar os pacientes, desafogar as emergências dos hospitais, da Grande Florianópolis.
 Três ótimas notícias, que nos enchem de alegria e nos incentivam a continuarmos a lutar!
E o futuro??? Bem governador Raimundo Colombo, quanto ao futuro, depositamos nossas esperanças em suas mãos. Humildemente pedimos ao senhor, e à sua revelia,  o nomeamos, nosso advogado, na busca de recursos para a conclusão do que ainda falta ser feito para que o Complexo Oncológico Wilson Kleinubing, opere com 100% de sua capacidade. Faltam a partir de agora, muito pouco, diante do investimento até aqui realizado. Cerca de R$ 15 milhões para que o Centro Cirurgico e a UTI, também sejam ativados. Sabemos que o estado de Santa Catarina, receberá algo em torno de R$ 5 bilhões em investimentos do governo federal. Seja um ferrenho defensor de nossos anseios, governador. Queremos lutar, mas precisamos de melhores armas! Como disse, nosso inimigo é perverso e cruel. Quantas vidas a mais poderão ser salvas se esse complexo tiver operando em sua capacidade máxima? O maior patrimônio de nosso estado é, sem dúvida, seus indivíduos saudáveis e produzindo riquezas. Não ocupando leitos de hospitais. E o que ainda pior. Muitas vezes essa  demora em voltar as suas atividades,  devendo-se exclusivamente a falta de estrutura de atendimento e tratamento.
Por favor, governador, faça isso. E lhe asseguro que o senhor entrará para a história, como o governador que conseguiu concluir o sonho do grande idealizador dessa obra, o saudoso médico oncologista, dr. Alfredo Daura Jorge, que por justiça, ocupa um lugar de destaque no Panteão das grandes personalidades catarinenses. Faça com que nosso futuro, aqui hoje, nesse solo sagrado, se transforme em presente. Deixe-nos a sua palavra empenhada, de que, como nosso advogado recém nomeado, irá lutar do nosso lado, na busca de recursos para a sua conclusão. Que sejam jogados fora para sempre, os cadeados dos portões. Por absoluta inutilidade! Pois os portões do nosso Cepon, nunca, nunca mais haverão de serem fechados!
Para finalizar, de nossa parte,  nós pacientes prometemos:  lutar com fé inabalável em Deus e certeza da vitória, em nossa cura! Haveremos de vencer!
Muito obrigado à todos. Vamos em frente...

E FOI ISSO...ENTÃO...VAMU QUE VAMU...ORAS!
Forte abraço à todos
JVianeiu

4 comentários:

  1. João.
    Lendo o teu discurso pensei na tua Santa de devoção, Nossa Senhora Desatadora dos Nós, em várias postagens você a cita, embora eu não seja católica (isso não tem a menor importância), o importante é fazer o melhor enquanto estamos a caminho, e isso você bem o faz.
    Bom, fui ler a Oração de Nossa Senhora, e o trecho abaixo cabe bem a ti.
    "Mãe poderosa, por tua graça
    e teu poder intercessor
    junto a Teu Filho e Meu Libertador, Jesus,
    recebe hoje em tuas mãos este nó.........".
    Só cabe a mim agradecê-lo, em nome de todos os pacientes dessa doença que maltrata mas que liberta também.
    Obrigada João, por ser um homem de bem.
    OBS.: O Discurso está lá no Mulher de Peito, com a sua licença.
    Um forte Abraço.
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Wilma, minha querida amiga e companheira de luta. Fraternal abraço. Sinta-se a vontade p publicar sim.Aliás, motivo de grande orgulho!
      Qtas vezes já rezei essa oração...e ela sempre intercedendo por mim.
      Beijos

      Excluir
  2. Bravo! Bravo! Não tenho aparecido muito por aqui, mas eu não podia deixar de vir hoje lhe parabenizar por sua vitória (e de todos que necessecitam de tratamento)e desejar que você receba de Deus e de sua santinha tudo de melhor; que você continue sendo essa pessoa "gente', que sofre mas não se esquece do seu semelhante. Que você continue com muita saúde e sempre iluminando a vida de muitos, assim com tão bem tem feito.
    Grande abraço meu amigo
    ris

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Angel Love.
    Também ando com dificuldades p visitar as páginas dos amigos(as). Me deixou muito feliz, saber da sua deferencia em vir aki só para me felicitar. Bondade sua querida.
    Bjs

    ResponderExcluir