quarta-feira, 7 de março de 2012

AGRADECIDO...E REVOLTADO!!!!


Olá, meus queridos e queridas...
Como havia antecipado, passei por mais um protocolo de quimioterapia no Cepon/Itacorubi, ontem e confesso que estava preocupado entre outras coisas, em saber da receptividade que a reportagem que fizemos para o Jornal do Almoço teve entre os servidores do Cepon.  Pois embora eu tenha tido o cuidado de pedir à repórter para que deixasse bem claro que o objetivo da matéria era para cobrar atitude por parte do governo estadual catarinense frente ao descaso histórico contra os pacientes de câncer de Santa Catarina, haja vista o complexo estar em obras há 13 anos, isso mesmo 13 anos, e ainda tem paredes que nem receberam o reboco, imaginem vocês...,  e a repórter atendeu meu pedido e pôs no ar no final da matéria a ressalva de que os servidores são dignos e merecedores de todos os elogios (veja aqui http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf = 1 & contentId = 240277 & channel = 47 ). Bem ainda assim, confesso que estava apreensivo...Mais graças a Deus, fui muito cumprimentado e apoiado na iniciativa por todos servidores que me viram por lá, minha médica me deu parabéns e e disse-me que ficou orgulhosa pelo meu gesto, pelos pacientes que me reconheceram, e não posso deixar de dizer que as enfermeiras que fizeram os procedimentos em mim, vieram com as agulhas normais. (meu medo é que viessem com uma agulha das grandes...rsrsrs!
A nota triste fica por conta de ter recebido a informação de que já se passaram 2 semanas, das quatro que a diretoria pediu para liberar a ala de internações e  segundo essa fonte, não houve nenhum sinal de agilização nas obras desde que a reportagem foi ao ar. Já mantive novo contato com a repórter e vamos esperar expirar o prazo e voltaremos lá, para nova reportagem.
Uma outra coisa que me aborrece muito, mais muito mesmo, é a indiferença da sociedade frente ao descaso com a saúde pública, não só em Santa Catarina como no Brasil inteiro. O Governo Federal, acaba de cortar R$ 5,5 Bilhões do orçamento de 2012 que seriam destinados à saúde pública, tirou quase R$ 3 bilhões de reais da Educação... , para as obras da copa do mundo, não foi tirado um centavo sequer. E  olha que segundo a imprensa a copa do mundo no Brasil, irá custar mais do que a soma das últimas três copas mundiais juntas!!! E essa letargia e indiferença atinge até instituições que deveriam dar um passo adiante. Por exemplo, sou católico e tentei mobilizar minha Igreja. Pois bem mandei e-mails para a Arquidiocese de Fpolis...nenhuma resposta. Fui mais longe, mandei e-mail para a CNBB...até agora nada. E isso por que estamos no tempo da Quaresma e a Campanha da Fraternidade, nos traz o tema:”Fraternidade e saúde pública!”. Temo que sejam só palavras para encher papel, pois nos sermões das missas que tenho participado o tema é olimpicamente ignorado.
Bem queridos e queridas...desabafei!!! Desejo à cada um de vocês, um forte abraço e um beijo no coração. Aos que estão “dodóis”, preserverança, esperança e fé!
Pois estamos sozinhos...

MAIS...
VAMU QUE VAMU!!!


3 comentários:

  1. Meu anjo João, infelizmente muita coisas e até vidas dependem das atitudes do poder. O importante é: minha frase preferida "Desistir? Nunca", sei que cansa e esgota. Se for o caso apelar para o Ministério Publico, quem sabe?. Uma atenção e uma resposta acho que é o minimo que todos merecem.
    Parabéns pela força na quimio, logo tudo passa.
    Estou aqui na corrente.
    Beijos da Sol

    ResponderExcluir
  2. É João, infelizmente as pessoas e autoridades são indiferentes a realidade que vivem os pacientes que precisam de um tratamento digno, muitos só acordam quando passam pelo problema. Aqui em minha cidade até se fala na igreja sobre a saúde pública, mas não sei se algo concreto sera feito. E o pior que nada é de graça, pois pagamos muitoooooooo imposto não é? Que Deus o abençoe e que você não desista da luta. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi amigo,

    O mais importa agora é que voce, como cidadão fez e está fazendo o seu papel!

    Infelizmente, esta espera por resultados é sempre de amargar, mas torcemos muito para que tudo isto tenha retorno positivo e que seja muito em breve.

    Estamos orgulhosos de voce viu?!

    Grande Beijo

    ResponderExcluir