Olá Queridos(as),
Sei que a iniciativa maior, quando um paciente oncológico se propõe a criar um blog, é antes de tudo trocar experiências, relatar procedimentos, falar das angústias, dos medos, dos “sufocos” , etc ao qual passamos. Mais por favor, me permitam sair um pouquinho do tema “câncer”, até por que lá na apresentação desse humilde bloguinho, escrevi que falaria sobre esse tema e “outras coisitas a mais”. Como Graças a Deus, meu tratamento têm dado certo até aqui, e não tenho tido intercorrências, acabo por ficar, assim meio que sem assunto. Tanto assim é que nas últimas postagens tenho abordado uma outra luta que tenho travado que é a questão do Cepon/itacorubi-Fpolis inconcluso. Aliás, amanhã dia,14 de junho, haverá uma audiência pública na Câmara de Vereadores da Capital, Fpolis, e fui convidado a ir lá.
Terei um tempo para falar... e falarei! Estou preparado!
Mais hoje que relatar uma incrível experiência que vivi nos últimos dias.
Bem. Um amigo me convidou a acompanhá-lo numa viagem no sertão nordestino. Pedi autorização de minha médica, que me concedeu, e partimos.
Saímos de Santa Catarina, passamos pelo Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará e Piauí. O que vi por lá me chocou!
No Ceará, falei com um senhor de mais de 70 anos, que me disse que nunca viu seca como a que estão vivendo agora.
Ví leitos de rios, largos, no interior do Pernambuco, que está a tanto tempo seco, que em seu leito, nasceram plantas que aproveitaram o restinho que havia de água. Cresceram, e também esse restinho de água secou. E as plantas morreram...
Almocei num restaurante na Bahia, em que a proprietária, compra um caminhão de água, a R$ 200,00 cada, que dura somente 4 dias... Ví esqueletos de animais mortos de sede...No Pernambuco, vi uma vaca, “pastando” em minha direção. Ela mais parecia um aspirador de pó, pois gravetos, cascas, papeis, tudo... tudo ela sugava. Ví um cavalo, fazendo uma coisa, que se me contassem não acreditaria. Ele com a pata direita, pisando em cima de uma touceira de capim seca, para prendê-la ao solo e raspar esse capim seco...Vi , uma região que choveu um pouquinho há alguns dias atrás, e ficou tudo verde, coisa mais linda... Me admirei, ao passar sobre o “velho” Chico, (rio São Francisco), e perceber que a àrea irrigada, é muito menor que supunha. Pensava que deveria haver pelo menos uns 10 kilometros de irrigação de cada lado. Não dá 3 kms!!!
Vi gente sofrida...
Soube de uma senhora, no Pernambuco, que morreu de câncer antes de passar por um médico...Vi que as leis de trânsito, nas cidades praticamente inexistem. Capacete de moto? Ninguém usa. Documentos? Também não. Faixas de pedestres??? Não me lembro de ter visto nenhuma nas cidades... O lixo...meu Deus do Céu! Sacolas plásticas jogadas são tantas, mais tantas, que parece que em algumas cidades, nevou! Cabe aqui o registro, que nesse aspecto, em algumas delas, a situação é diferente. Mais no geral, é preciso começar a semear uma nova geração, com uma nova mentalidade. É preciso mostrar ao povo daquela região, que ao jogar tanto lixo pela cidade, e em lugares até próximo, onde ainda há pequenos açudes, o dia que chover, e um haverá de chover, se Deus quiser, essas áreas precisam estar limpas para que a água que irá se acumular, não fique imprestável para o consumo...
Aliás, partindo disso, hoje falei com uma liderança de minha Igreja, e num futuro próximo, se minhas condições físicas permitirem, quero passar um tempo por lá. Quero tentar, levar um pouquinho de apoio, dividir um pouco de suas tristezas...enfim, não quero ficar indiferente. Não consigo!
Pra finalizar, vou fazer um elogio e uma crítica, ao governo federal.
Não sei, mais dá a impressão que na Bahia, governado pelo partido do governo federal, todas as casas têm agregadas à elas, calhas para captação de chuvas e cisternas. Porém ao sair da Bahia, e entrar no Pernambuco, isso é muito escasso, e as poucas que vi, dali “pra cima”, não tem o logotipo do governo federal. Por outro lado, e aqui vai o elogio, a imensa maioria das casinhas, inclusive aquelas mais afastadas, que estão no meio do nada, todas com eletricidade. Obra do governo Lula, do qual não nutro simpatias, mais reconheço que fez um excelente trabalho nesse aspecto.
Poderia ficar aqui horas falando do que vi, mais a postagem iria ficar muito extensa, e nem sei se alguém irá ler... rsrsrs
Ah! Faltou dizer, tenho quase a certeza de que comi carne de jegue nessa viagem! Pois veja... Num restaurante, chamado se não me engano, “Bode Assado do Zé Pelado”, a quilômetros de tudo, comi um ensopado de uma carne diferente, com sabor diferente, cor diferente, tudo diferente...mais, era o que tinha e não me arrisquei a pedir maiores explicações...nem posso me lembrar!!! Café da manhã??? A pedida é sempre uma só. Pão com ovo e café com leite. Melhor não arriscar um café mais sofisticado do que esse. Não esqueçam, não estou aqui falando dos centros das médias ou grandes cidades, que certamente tem outra realidade. Falei aqui, das pequenas vilas, dos povoados e pequenas cidades. Ok?
Bem queridos(as), depois de postar vou atrás das suas atualizações. Mais daqui já vai um abraço à Aninha, a Sol, a Wilma, a Jú (desaparecida), a Cris (muito legal o grupo dela no Mais Voce da Globo), A Glaucia, a Virna, a Nay, a Marcia, enfim, todas minhas queridas amigas/os. Um forte abraço fiquem com Deus e...
Vamu que vamu....
PS: No próximo dia 10/07, mais um protocolo de quimio. Eiita!!!!Até férias!!!!
Segue fotos que tirei nessa viagem...
 |
Meu amigo me pediu p não aparecer...tenho de respeitar né? |
 |
não precisa legenda! |
 |
Milagres/BA. Essa região se parece muito com os cenários do filmes de bang-bang do cinema americano |
 |
Esse verde que aparece, é uma planta que os animais não comem... |
 |
Retrato da seca! |
 |
É preciso ter fé! |
 |
Mais de 40 km de estrada de terra no Ceará! |
 |
Também não precisa legenda |
 |
Incrível! Mais essa tbem não precisa legenda! |
 |
O velho "Chico". Magestoso e sub aproveitado! Eu acho! |
 |
O caminhoneiro do ano!!!! kkkkk |